LACEL CONTABILIDADE Há 34 anos cuidando de sua empresa. - INSS alerta para falha grave no eSocial
Oferecemos serviços diferenciados e de alta qualidade direcionados ao Ramo Contábil. Contato:lacel@lacel.cnt.br.
 

 

 

INSS alerta para falha grave no eSocial

O Instituto Nacional do Seguro Social alerta que identificou que CNIS, Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital estão exibindo em duplicidade o contrato de trabalhadores que estavam vinculados a um CEI - Cadastro Específico do INSS - antes da obrigatoriedade do eSocial.

Segundo o INSS, o ExtratoCnis não está agrupando os contratos declarados no eSocial, que antes estavam vinculados à matrícula CEI do empregador pessoa física informados via GFIP, resultando em exibição duplicada no extrato CNIS, Meu INSS e Carteira de Trabalho Digital.

Por conta dessa duplicação, a informação do término do contrato de trabalho enviada ao eSocial não está refletindo no contrato vinculado à matrícula CEI, deixando o contrato em aberto e podendo afetar a concessão automática de benefícios previdenciários e do seguro desemprego.

O ajuste está sendo providenciado e assim que implementado será exibido somente um único vínculo. Até que a correção seja implementada, para reconhecimento ao direito de benefícios previdenciários, orienta-se que o empregador forneça ao trabalhador declaração contendo as informações dos dados que se pretende comprovar, bem como o número do recibo dos eventos enviados ao eSocial, para que seja anexado ao requerimento do benefício pretendido.

Para fins de reconhecimento do direito ao Seguro Desemprego o trabalhador deve cadastrar recurso no próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do portal Gov.br esclarecendo que se trata de vínculo em duplicidade e já encerrado.

 

Fonte: https://www.contadores.cnt.br/noticias/tecnicas/2022/07/01/inss-alerta-para-falha-grave-no-esocial.html



 

 

 

Lacel Empresarial:  (79)  2106-1235  Lacel Condominial:  (79) 98802-3987

 


 

 

 

 

 

Nós não coletamos e utilizamos dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site .