LACEL CONTABILIDADE Há 33 anos cuidando de sua empresa. - eSocial: reduza os erros e melhore os processos de envio dos eventos de SST
Oferecemos serviços diferenciados e de alta qualidade direcionados ao Ramo Contábil. Contato:lacel@lacel.cnt.br.
 

 

 

eSocial: reduza os erros e melhore os processos de envio dos eventos de SST

Desde o início do envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) ao eSocial, por meio dos eventos S-2210 (Comunicação do Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Ambiente de Trabalho – Agentes Nocivos), ocorreram algumas dúvidas e falhas nos processos de envios realizados pelas empresas.

A responsabilidade pela informação é do empregador que pode contratar uma empresa ou profissional habilitado de SST para cumprir com essa obrigatoriedade. 

Por outro lado, o empregador tem seu profissional de departamento pessoal ou é cliente de um escritório de contabilidade que efetua os envios dos demais eventos (iniciais e de cadastro, não periódicos e periódicos) ao eSocial por meio de um sistema de Folha de Pagamento.

Alguns profissionais de departamento pessoal/contabilidade relatam que estão com dificuldade de comunicação com as empresas de SST e não sentem união, mas neste momento a boa vontade deve prevalecer de ambos os lados.

Situações conflitantes do dia a dia

Na admissão do trabalhador, o empregado deve enviar o evento S-2200 (Cadastro inicial do vínculo), ou o evento S-2190 (Registro preliminar do trabalhador). Após o envio dessa informação, é gerado o número da matrícula no portal do eSocial

Por meio dessa matrícula, a empresa de SST poderá enviar o evento S-2220 (Monitoramento da saúde do trabalhador). É necessário haver um acordo entre quem envia o evento de admissão do trabalhador e quem envia o evento com os dados do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

No eSocial, os eventos são por ordem cronológica, portanto, alguns eventos devem ser enviados antes de outros eventos.

Pensando em solucionar situações desse gênero, o Grupo Módulos desenvolveu uma nova funcionalidade em seu software CRM. 

Por ser um sistema totalmente on-line, que viabiliza a comunicação entre o escritório de contabilidade e seu cliente, além de digitação das variáveis para a folha de pagamento, capturador de notas fiscais eletrônicas do SEFAZ, protocolos on-line e muito mais, foi lançado uma facilidade nos preenchimentos e envios dos eventos de SST ao eSocial.

A empresa de SST terá um login e senha de acesso para preencher de qualquer lugar,por meio de dispositivos com acesso à internet como computador, tablet, celular, os dados dos eventos de SST. 

Ao finalizar, os dados são importados no sistema de Folha de Pagamento para transmissão ao eSocial, facilitando o tempo das transmissões ao Fisco e evitando o risco de preenchimento indevido ou ausência por falta de documentos.

Grupo Módulos

O Grupo Módulos tem atuação com mais de 20 anos no mercado de sistemas e tem sua trajetória focada na distribuição de soluções voltadas à classe CONTÁBIL e EMPRESARIAL e tem como meta o desafio de inovar, a fim de proporcionar aos usuários uma interface agradável e didática. Desenvolvemos sistemas de folha de pagamento com eSocial, escrita fiscal, contabilidade, financeiro web e sistemas ERP com emissão de nota fiscal eletrônica e gestão empresarial.

 

Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/51230/esocial-reduza-os-erros-e-melhore-os-processos-de-envio-dos-eventos-de-sst/?utm_source=destaque&utm_medium=menor&utm_campaign=Home



 

 

 

Lacel Empresarial:  (79)  2106-1235  Lacel Condominial:  (79) 98802-3987

 

 

ou  utilize o aplicativo Web abaixo:

 

https://applink.com.br/lacelapp1

Aplicativo Web. Não é instalado no Smartphone .
Acessar este endereço no navegador do seu celular

 

Nós não coletamos e utilizamos dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site .